Ferragens para prateleiras

Mão francesa: como escolher e instalar o modelo ideal

By 17 de outubro de 2017 julho 19th, 2019 No Comments
Mão francesa: como escolher e instalar o modelo ideal

As prateleiras têm usos múltiplos e estão presentes em quase todos os ambientes: nas casas para decorar, nas lojas e mercados para expor produtos, em galpões para estocagem de material e até nos escritórios como elementos de design.

Mas como saber se a prateleira que você usa, ou mesmo revende, está sendo instalada corretamente e com suporte adequado?

A escolha da mão francesa é fundamental para assegurar que ela não ceda ou escorregue durante o uso, garantindo assim a segurança das pessoas que estão em volta.

Mão francesa: escolhendo o tipo certo

Existem diversos tipos de suporte para prateleiras: desde os mais simples, que suportam cargas em torno de 50 kg, até o reforçados, que são capazes de sustentar até 160 kg se corretamente instalados.

Se o objetivo for decorar, há desde os charmosos suportes em estilo colonial, que chamam a atenção e dão bossa ao ambiente, até os invisíveis, que passam despercebidos fazendo a prateleira flutuar!

Precisando de ajuda para escolher o suporte correto? Vamos te orientar com as aplicações e dimensões de cada tipo de mão francesa, e tornar a sua escolha bem mais simples e assertiva.

Mão francesa: suporte para prateleira convencional

Para a instalação das prateleiras convencionais, em madeira ou qualquer outro tipo de superfície lisa, a mão francesa tradicional é a ideal.

Em geral, o comprimento total do suporte deve ser um pouco inferior à largura da prateleira, para garantir que a ferragem não ultrapasse o limite da peça. Por exemplo, um suporte para prateleira de 40 cm tem como medida exata apenas 37 cm. Por sinal, as medidas mais procuradas são as de 30 e 40 cm.

O suporte tradicional para prateleira tem 16 mm de largura por 3 mm de espessura (5/8” x 1/8”), e reforço em ferro redondo de 6 mm de espessura (1/4”). Este modelo de suporte também pode ser aparafusado na prateleira, garantindo maior estabilidade e segurança. Um par suporta em média (independente do tamanho) 70 kg, dependendo da qualidade de fixação na parede.

É válido lembrar a necessidade de se verificar bem se o tipo de estrutura (parede, antepara) suportará a carga exercida pelos parafusos. O parafuso utilizado para a instalação pode ser de 6 mm  e as buchas de 8 mm.

. Medidas disponíveis: 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm, 40 cm e 50 cm.
. Acabamento em branco ou preto por pintura eletrostática a pó anti-corrosiva.

Saiba mais ou peça a sua mão francesa aqui.

Mão francesa: suporte para prateleira leve

Caso a necessidade de carga seja menor, o suporte para prateleira leve é o mais acessível, tendo sido desenvolvido para exercer a sua função com plena segurança.

Seu modelo é similar ao tradicional, porém fabricado com um material mais fino.

Utiliza-se neste suporte uma barra chata de 9 mm de largura por 3 mm de espessura (3/8” x 1/8”).

A capacidade de carga máxima da mão francesa para prateleira leve é de 30 kg e a instalação segue o mesmo padrão do modelo tradicional, se diferenciando apenas pelo tamanho do parafuso, que passa a ser de 4 mm e das buchas, que passa a ser de 6 mm.

. Medidas disponíveis: 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm, 40 cm.
. Acabamento em branco ou preto por pintura eletrostática a pó anti-corrosiva.

Saiba mais ou peça a sua mão francesa aqui.

Mão francesa: suporte para prateleira de vidro

Para quem busca leveza e praticidade na decoração, a prateleira de vidro é a melhor opção. Fácil de limpar, o vidro é facilmente incorporado à decoração e se adapta a diversos ambientes, desde banheiros a escritórios.

Para evitar acidentes com o material, é necessário que as prateleiras sejam bem instaladas, de modo que a boa aderência ao suporte é determinante.

A mão francesa desenvolvida especialmente para sustentar prateleiras de vidro conta com duas borrachas transparentes de silicone em sua base de contato, que impedem que o vidro se desloque com facilidade, evitando acidentes. Esta proteção ainda evita arranhões e danos às peças, sem ‘poluir’ a decoração.

Além da proteção de silicone, a mão francesa para prateleiras de vidro conta com uma barreira em sua ponta, garantindo assim que o vidro se encaixe ao suporte de maneira precisa e com segurança.

A correta instalação do suporte deve ser feita em uma parede ou estrutura sólida e resistente com buchas de 8mm. Certifique-se de que este critério é atendido para garantir a segurança.

A mão francesa para prateleira de vidro é fabricada em seis comprimentos diferentes, e a escolha deve ser feita com base na finalidade do produto. Cada par suporta com segurança até 70kg se instalados de forma apropriada, e os vidros devem ter entre 2mm e 8mm de espessura.

. Medidas disponíveis: 15cm, 20cm, 25cm, 30cm, 35cm e 40cm
. Acabamento em branco ou preto por pintura eletrostática a pó anti-corrosiva.
. Não necessita de nenhum tipo de instalação especial do vidro com o suporte.

Saiba mais ou peça a sua mão francesa aqui.

Mão francesa: suporte para prateleira reforçado

Sustentar bancadas de pia de granito e mármore ou outros materiais mais pesados não é para qualquer suporte. É necessário um modelo robusto, resistente, que ofereça segurança mesmo quando submetido a maiores cargas.

A mão francesa reforçada é um modelo extremamente resistente, fabricado com uma barra chata de 25 mm de largura por 3 mm de espessura (1” x 1/8”) e reforço em ferro redondo com 8 mm de espessura (5/16”).

A capacidade de carga deste suporte pode chegar até 160 kg, mais que o dobro do peso do suporte tradicional. Além de sustentar maior carga, é possível aplicá-lo a superfícies mais largas, de até 60 cm.

Sua instalação segue o mesmo padrão da tradicional, porém com 3 furos de fixação na parede ao invés de dois. O conjunto parafuso/bucha também sofre alteração, seguindo as medidas 8 mm/10 mm.

. Medidas disponíveis: 30 cm, 40 cm, 50 cm, 60 cm.
. Acabamento em branco ou preto por pintura eletrostática a pó anti-corrosiva.

Saiba mais ou peça a sua mão francesa aqui.

Mão francesa: reforçada perfil “T” para prateleira

Para projetos em que todo o espaço deve ser otimizado, a mão francesa reforçada perfil “T” é a escolha certa. Com capacidade de carga média de 160 kg, ela é ideal para sustentar objetos pesados, como bancadas de pia e de granito.

O diferencial deste modelo é o material utilizado, um ferro perfil “T”, de 25 mm de largura por 3 mm de espessura, mas que não necessita do ferro de apoio para sustentação.

O material em perfil “T” já confere toda a resistência necessária à peça, além de otimizar o espaço. Isso porque o suporte fica inteiramente encostado na parede e no objeto, não ocupando espaço na diagonal.

. Medidas disponíveis: 30 cm, 40 cm, 50 cm, 60 cm
. Acabamento em branco ou preto por pintura eletrostática a pó anti-corrosiva.

Saiba mais ou peça a sua mão francesa aqui.

Mão francesa: suporte invisível para prateleira

Para os projetos mais modernos de arquitetura, onde a visão do suporte não é bem-vinda, a mão francesa invisível é perfeita!

O grande diferencial deste suporte é seu modo de utilização. Ao invés de sustentar o objeto por baixo, ele é embutido dentro da madeira, dando a impressão de que nada o está sustentando.

Sua instalação exige um pouco mais de cuidado. Isso porque uma parte será chumbada na parede, enquanto a outra é inserida diretamente na madeira.

A espessura mínima da prateleira de madeira deve ser de 16 mm, enquanto a sua capacidade média de carga é de 50 kg.

. Medidas disponíveis: 30 cm, 40 cm, 50 cm, 60 cm.
. Acabamento em branco ou preto por pintura eletrostática a pó anti-corrosiva.

Saiba mais ou peça a sua mão francesa aqui.

Mão francesa: colonial

Muito mais do que um suporte tradicional, a mão francesa estilo colonial é um diferencial na decoração.

Com a mesma funcionalidade, capacidade de carga e técnicas de instalação do modelo tradicional, o suporte colonial pode ser o toque vintage que faltava na decoração, ou apenas um toque a mais para uma prateleira de madeira simples.

. Medidas disponíveis: 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm, 40 cm.
. Acabamento em branco ou preto por pintura eletrostática a pó anti-corrosiva.

Saiba mais ou peça a sua mão francesa aqui.

Mão francesa: escolha a sua

A Metalúrgica Besser é especializada, desde 1992, na fabricação de ferragens e acessórios para construção civil e residencial.

Se você se interessou por algum de nossos suportes, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Em caso de dúvidas sobre algum ponto do artigo, escreva para: [email protected]

Até a próxima!

(créditos: As imagens deste post podem ser encontradas em Google Imagens)