Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Ferragens

Prateleiras para cozinha: inspiração para organizar sua casa

By 4 de fevereiro de 2019 agosto 19th, 2019 No Comments
Prateleiras para cozinha

Prateleiras para cozinha são uma solução eficiente se você precisa organizar melhor esse espaço da sua casa.

Afinal, este não é o cômodo mais fácil de se estruturar: ou realizamos uma obra para instalar armários, ou ficamos com pouco espaço para guardar mantimentos e utensílios — e justamente no lugar da casa em que isso é fundamental!

É aí que entram as prateleiras, como uma alternativa bastante prática pros mais variados estilos de casa. Quer ver?!

Por que instalar prateleiras na cozinha?

Esta é uma solução barata de organização e também muito fácil e rápida: só são precisos um pedaço de madeira e alguns suportes de prateleira.

E ela resolve dois grandes problemas de moradia muito comuns:

  • cozinhas pequenas
  • casa ou apartamento alugado

Veja por quê!

Cozinhas pequenas

Como falamos na postagem sobre prateleiras para banheiro, elas aproveitam um espaço vertical que muitas vezes é ignorado, aumentando a área possível para armazenamento.

Além disso, é interessante que um espaço pequeno esteja o mais aberto possível para que pareça maior.

Isto é, enquanto armários fecham o ambiente, fazendo com que pareça mais estreito e cheio, prateleiras o deixam mais arejado e fluido.

Cozinha pequena com prateleiras

(créditos: apartmenttherapy.com)

A imagem acima mostra como funciona essa estratégia:

Essa cozinha pode até parecer grande, mas, observando atentamente sua área, vemos que não é muito.

A sensação de que o espaço é maior se dá justamente pela área livre que as prateleiras deixaram (se essa parede fosse fechada por armários, o resultado seria muito pesado).

Casa ou apartamento alugado

Quem aluga geralmente tem mais dor de cabeça para organizar a cozinha, principalmente se ela não tiver um bom projeto e / ou planta.

Como nesses casos geralmente uma obra é impossível, as prateleiras são uma boa saída porque são fáceis de instalar e de remover (consulte seu locatário antes de furar paredes de azulejos).

Cozinha com prateleiras ao invés de armários

Imagine essa cozinha com armários ao invés das prateleiras. Ela pareceria menor(crédito: jenloveskev.com)

Inspiração: Prateleiras para Cozinha

Outro ponto positivo das prateleiras para cozinha é que elas são versáteis e funcionam para diferentes estilos de decoração: industrial, clean, colorida, rústica…

Trouxemos algumas inspirações para diferentes estilos de cozinhas pensando nos tipos de prateleiras existentes, separadas de acordo com os seus suportes:

Prateleira com Mão Francesa

Esse modelo é o que tem sua instalação mais rápida.

Tudo o que você precisa é prender as Mãos Francesas na parede com a ajuda de uma furadeira e pronto: em uma tarde tudo está resolvido!

Tem quem não curte muito a mão francesa visível, mas ela é um ótimo recurso para dar mais personalidade para a sua casa, olha só:

(créditos: hgtv.com e wearethebrauns.com)

Nessas cozinhas, as mãos francesas contrastam totalmente com a cor da parede. O resultado ficou ótimo (para pintar mão francesas, siga o nosso tutorial de como pintar ferro com tinta spray)!

Outra sugestão é combinar a cor das mãos francesas com a da prateleira e contrastá-la com a da parede. O resultado fica bastante interessante também!

Prateleiras para cozinha

(créditos: decomagz.com e rainonatinroof.com)

Agora, se você vai optar pela mão francesa apenas por sua praticidade de instalação, mas quer escondê-la o máximo possível, camufle-a com a parede.

Para isso, pinte o suporte da mesma cor da parede (aprenda como aqui!) e terá um resultado mais minimalista.

Prateleira Invisível

Prateleira flutuante na cozinha

(créditos: biggerthanthethreeofus.com)

Também chamada de Prateleira Flutuante, é aquele modelo que parece estar flutuando na parede (mas, na verdade, está preso por um Suporte Invisível de Prateleira).

Sua instalação é um pouco mais demorada, mas não é muito difícil (se não se sentir à vontade para fazer sozinho, peça ajuda de uma mão-de-obra especializada!).

Ela costuma ser a escolha de quem procura um resultado mais limpo e organizado. Olha só:

Prateleira invisível de madeira na cozinha

(créditos: limaonagua.com.br e juliarobbs.com)

Uma das maneiras mais comuns de usar essa ideia é com superfícies de madeira. A escolha desse material pode trazer uma sensação mais rústica (para isso, opte pela madeira de tom médio, como as de demolição) ou mais clean (vá com as madeiras claras, como a pinus).

Prateleiras para cozinha

(créditos: homebunch.com e kirstenfrancisphoto.com)

Mas também é possível usar cores, como o preto e branco, criando um ambiente mais moderno e urbano.

Escolha o seu favorito e mão à obra!

Depois de mostrar todas essas inspirações, esperamos ter conseguido confirmar que prateleiras para cozinha são uma verdadeira mão na roda no quesito organização e decoração.

Agora acabaram as desculpas para você não organizar sua cozinha pra valer! Aproveita e conta pra gente nos comentários: que outros temas gostaria de ver aqui no Blog?

(imagem que abre o post via abeautifulmess.com)

Ferragens para reforma: peça já as suas

A Metalúrgica Besser é especializada, desde 1992, na fabricação de ferragens e acessórios para construção civil e residencial.

Se você se interessou por alguma de nossas ferragens, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Gostou do artigo? Tem uma nova dica, ou dúvida? Escreva para: [email protected]