Cremalheira: 10 inspirações para a sua decoração

O que é cremalheira?

Quando falamos “cremalheira” nos referimos a estante de cremalheira. Pra montar uma, são necessários (pelo menos) 4 itens: 2 trilhos de cremalheira e 2 suportes para cremalheira. Esse trilho pode ter diferentes tamanhos e diversos furos em seu comprimento servindo pra prendê-lo à parede e pro encaixe dos suportes que sustentarão prateleira(s).

Assim como o painel canaletado, você já deve ter visto esse tipo de estante sendo usado em lojas do comércio. Mas, aos poucos, vemos que ela invade nossas casas também. Graças a seu charme sutilmente industrial, e ao fato de permitir uma reorganização fácil de suas prateleiras, é difícil não achar a ideia muito legal!

Painel canaletado e estante cremalheira usados em loja | Metalúrgica Besser

Estante de cremalheira sendo usada em uma loja junto ao painel canaletado. (créditos: Google Imagens)

Por que e como usar cremalheira em casa

1. Ela permite mudar a decoração sem muito trabalho

Muita gente tem preguiça de furar parede por medo de enjoar e querer trocar o que quer que esteja preso ali. Essa estante, apesar de ser fixada à parede, permite uma flexibilidade imensa na sua organização: não só de variar a quantidade de prateleiras, como também de regular suas alturas sem precisar tapar ou fazer novos furos.

Estantes de cremalheira | Metalúrgica Besser

(créditos: skonahem.com/addsimplicity e oldbrandnew.com)

Considerando isso, é uma ótima dica de decoração para quartos infantis.

Ao invés de comprar diferentes tamanhos de mesas ou escrivaninhas ao longo do crescimento da criança, opte pela estante de cremalheira. À medida em o pequeno for crescendo, suba a altura da mesa (veja na imagem acima como é possível criar uma usando esse sistema).

2. Funciona para vários estilos de decoração

Muitas vezes associamos itens de ferro à decoração industrial, mas não precisa ser assim, se você não quiser.

Estante de Cremalheira em casa | Metalúrgica Besser

(créditos: nicety.livejournal.com e blog.westelm.com)

Com um pouco de tinta, dá pra brincar bastante com a personalidade da sua estante: experimente pintar os trilhos da mesma cor da parede para um ar moderno e minimalista. Ou que tal cores bem vibrantes em um quarto de criança? As ideias e possibilidades são infinitas; só não se esqueça de seguir nosso tutorial de como pintar ferro com tinta spray para um resultado de qualidade!

3. Ótima opção pra pequenos espaços

A estante de cremalheira é ótima em ambientes pequenos porque não ocupa o chão, permitindo sobrepor outros objetos e otimizar o espaço.

Estante de Cremalheira em casa | Metalúrgica Besser

(créditos: revamphomegoods.com e headedsomewhere.com)

Na imagem acima, por exemplo, a falta de lugar para uma mesa lateral foi resolvida com 3 trilhos e algumas prateleiras. Ficou muito charmoso!

Outra solução bacana é para home offices compactos. O que antes era um problema é  facilmente resolvido com um pequeno pedaço de madeira funcionando como mesa.

Se você gostou dessas soluções, mas não curtiu os trilhos aparentes, adapte a ideia com mão francesas. O resultado é o mesmo, um pouco mais clean.

4. Cremalheiras são baratas

… E causam um impacto enorme na sua décor.

Estante de Cremalheira | Metalúrgica Besser

(créditos: Pinterest)

Afinal, estantes cheias de coisas interessantes já são bacanas. Quando têm um formato diferente e inesperado, é mais legal ainda!

5. Fácil e rápida de instalar

Depois de tantas inspirações de cremalheiras em casa, fica fácil dizer que ela fica bonita e funciona em qualquer ambiente, não é?

Estante de Cremalheira | Metalúrgica Besser

(créditos: casaclaudia.abril.com.br e keltainentalorannalla.blogspot.com)

E se você ficou com a mão coçando com vontade de ter uma, boa notícia: sua instalação é fácil e rápida, bem estilo faça-você-mesmo. Separe 1 hora na sua agenda e, em poucos passos, você terá uma! Olha só como fazer:

Como instalar uma estante de cremalheira

Material para instalar uma estante de cremalheira

  • 2 trilhos para cremalheira*
  • Régua de nível
  • Furadeira
  • Fita crepe
  • Trena ou fita métrica
  • Parafusos, buchas (a quantidade vai depender da altura do seu trilho)
  • Chave de fenda
  • Lápis

* Essa quantidade pode aumentar, dependendo do tamanho de prateleira desejado.

Como instalar uma estante de cremalheira

  1. Pegue 1 dos trilhos e escolha a parede onde a estante ficará. Comece de baixo para cima: faça uma marcação leve com o lápis no ponto onde ela deve terminar.
  2. Com auxílio da régua de nível, faça com a fita crepe uma linha vertical pra cima.
  3. Posicione o trilho em cima da fita e, com o lápis, marque na fita crepe os furos que indicam os locais dos parafusos.
  4. Guarde o trilho por enquanto. Com a furadeira, faça furos nos pontos recém-marcados.
  5. Remova a fita crepe e insira as buchas nos furos.
  6. Segure o trilho no local onde ficará e aparafuse-o à parede.
  7. Repita esses passos com o outro trilho.
  8. Quando terminar, encaixe os suportes na altura desejada e monte a prateleira por cima. Por fim, é só decorar da maneira mais bonita!

Viu? É tão fácil e rápido que agora acabaram as desculpas para não querer renovar a decoração da sua casa! Quer mais dicas para renovar sua casa sem gastar muito? Não deixe de ler nossos posts sobre como usar painel canaletado em casa e DIYs usando mão francesa!

créditos: imagem que abre o post via oldbrandnew.com

Ferragens para reforma: peça já as suas

A Metalúrgica Besser é especializada, desde 1992, na fabricação de ferragens e acessórios para construção civil e residencial.

Se você se interessou por alguma de nossas ferragens, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Gostou do artigo? Tem uma nova dica, ou dúvida? Escreva para: [email protected]