Ferragens para janela: segurança e funcionalidade

Quando pensamos em ferragens para janela, buscamos acima de tudo segurança e praticidade. O abrir e fechar deve ser suave e eficiente, e o fator proteção deve sempre pesar na escolha.

O que muita gente esquece é que a beleza e a durabilidade das ferragens também são pontos de extrema importância. Peças como a cremona e a carranca, por exemplo, quando bem escolhidas, podem dar muita bossa ao ambiente.

Aqui vamos mostrar as principais opções de ferragens para janela e te ajudar a escolher a mais adequada para a sua.

 

Ferragens para janela: cremona e estilo

Ao contrário do que muitos pensam, as cremonas não servem apenas para abrir e fechar janelas. A escolha desta ferragem deve se basear no estilo específico de cada janela, para que componha perfeitamente com o modelo adotado.

Existem cremonas lisas que se encaixam em um conceito mais clean, enquanto as cremonas decoradas são perfeitas para casas mais antigas, ou em estilo colonial.

Além disso, é importante que a cor da cremona esteja de acordo com as ferragens usadas no restante da casa, sobretudo nas portas. As cremonas pretas se destacam em madeiras mais claras, enquanto as douradas conferem charme especial a ambientes com madeiras escuras.

Na Metalúrgica Besser você encontra cremona lisa preta, cremona lisa dourada e cremona decorada dourada, em Zamac 5 (liga de cobre, magnésio, alumínio e zinco), material resistente à corrosão, que garante alta durabilidade à peça. Durabilidade, neste caso, é sinônimo de economia: uma peça que vai durar anos sem perder a função e a beleza!

 

Ferragens para janela: borboletas para suporte

A escolha das ferragens para janela vai além das cremonas. Em janelas do tipo guilhotina, por exemplo, é necessária a instalação das chamadas borboletas.

A borboleta, em resumo, é um suporte articulado utilizado para sustentar este tipo de janela, quando ela está aberta.

 

Ferragens para janela: rodízios para deslizar

Quando o assunto é janela, ainda mais importante do que belas cremonas é a instalação de bons rodízios para um deslizar perfeito.

O rodízio napoleão é também em Zamac 5 e rodízio com rolamento de esfera de aço, o que garante o deslizar suave e a alta durabilidade.

 

Ferragens para janela: carranca e resistência

Por fim, para evitar que a sua janela seja danificada após bater pela ação do vento, ela precisa de um suporte bonito e eficiente.

A carranca boneco é um suporte fixado externamente na parede, utilizado para prender a janela quando ela está aberta. Tem design inovador e é fabricada em Zamac 5, também resistente à corrosão.

 

Ferragens para janela: peça a sua

A Metalúrgica Besser é especializada, desde 1992, na fabricação de ferragens e acessórios para construção civil e residencial.

Se você se interessou por alguma de nossas ferragens para janelas, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Em caso de dúvidas sobre algum ponto do artigo, escreva para: [email protected]

Até a próxima!

(créditos: As imagens deste post podem ser encontradas em Google Imagens)