Painel canaletado: como usar na decoração da sua casa

O que é um painel canaletado?

Provavelmente você já viu um em lojas de varejo. Um painel canaletado é composto por ripas (geralmente de madeira) em que você pode encaixar diferentes tipos de suportes e ganchos.

Painel canaletado: saindo das lojas para decorar a sua casa! | Metalúrgica Besser

(créditos: aporoarquitetura.com)

Apesar de fixo na parede, a possibilidade de tirar e pôr ganchos dá flexibilidade ao sistema, que pode ganhar diferentes funcionalidades de acordo com sua organização.   

Além da mobilidade, os diversos tipos de ganchos (conheça alguns aqui) criam inúmeras novas funções, tornando a organização ainda mais versátil.

Como usar painel canaletado na decor de casa?

Por muito tempo ele era usado para funções mais comerciais. Mas aos poucos vemos os painéis canaletados migrarem para a decoração de casas e apartamentos.

E quais são as vantagens de ter um painel canaletado em casa?

  • É barato. Não é preciso contratar um arquiteto: dá pra criar um projeto super personalizado atendendo a necessidades específicas sem gastar muito dinheiro.
  • Funciona para pequenos espaços. E por 2 motivos:
      1. Uma das maiores dicas para quem mora em apartamento pequeno é: use a verticalidade das paredes. Esse painel pode ir até o teto, garantindo a otimização das funções do cômodo.
      2. Em espaços pequenos, decoração multi-funcional é importante. E, como já dito, painéis canaletados são bem versáteis.
  • Ele funciona em todos os cômodos da casa porque atende a diferentes funções, se encaixando às necessidades de cada lugar.

E pra provar o último ponto, veja exemplos de como usar painel canaletado para decorar, organizar e deixar a sua casa (ainda mais) bonita:

Como decorar sua sala de estar usando painel canaletado

É comum em projetos de arquitetura painéis feitos de ripas de madeira. Estes podem ser vistos como uma variação do painel canaletado, já que sua função é igual e ambos usam os mesmos tipos de ganchos.

Painel canaletado: use para decorar sua sala de estar! | Metalúrgica Besser

Painel canaletado de madeira (créditos: revistacasaejardim.globo.com e pinterest)

Na sala, ele pode ser usado no hall de entrada (para organizar casacos, bolsas e sapatos) ou mesmo para apoiar plantas e hortas domésticas.

Para uma solução mais barata, experimente apoiar vasos de flor usando este suporte para calçados de painel canaletado.

Como arrumar seu quarto e closet com painel canaletado

O painel canaletado também funciona para o quarto. Seguindo a mesma ideia da sala, pode ser usado para expor livros, itens de decoração favoritos ou até segurar bolsas.

Painel canaletado: use para organizar seu quarto e closet! | Metalúrgica Besser

Leve o painel canaletado para o quarto também! (créditos: bhg.com; garageliving.com)

E se as lojas usam, porque não adaptar a ideia para o armário ou closet?

Justamente por ter um sistema tão intercambiável, uma parede canaletada permite a adaptação com o passar dos anos. Afinal, se a moda muda de pouco em pouco tempo, a logística do armário precisa estar pronta para receber essas mudanças também!  

Como organizar sua cozinha com painel canaletado

A cozinha pode cumprir a função de dispensa, sala de jantar, área de serviço e, olha só, de cozinha. E como montar um sistema de organização que atenda a todas essas finalidades?

Um espaço multi-funcional pede uma organização mutável de acordo com necessidades atuais.

Imagine alguém que trabalhe em casa e sempre prepare sua refeição. Espaço para guardar mantimentos é essencial, né? Mas, se essa pessoa arruma um emprego e passa a comer na rua todos os dias, o espaço da dispensa passa a ser menos necessário.

Painel canaletado: use para organizar a cozinha! | Metalúrgica Besser

Use um painel canaletado pra organizar as panelas (créditos: blog.united-storefixtures.com)

As paredes canaletadas ajudam nessa organização. Seja para organizar as compras do super-mercado  (o gancho tipo T é ótimo nessas horas) ou mesmo para ter suas panelas sempre à mão.

E para dar um charme extra: pinte a parede com uma cor escura. Em contraste com objetos coloridos, além de ressaltar suas cores, cria um efeito lindo!

Como organizar seu ateliê / home office com painel canaletado

Quem tem ateliê, ou trabalha em casa de home office, vê muitas vezes a mesa soterrada por papéis, itens de papelaria, eletrônicos e tudo mais que precisamos usar no dia-a-dia.

Se o espaço for pequeno, muitas vezes a bagunça parece inevitável. Mas existe solução: use a verticalidade da parede.

Painel canaletado: use para organizar o home office / ateliê! | Metalúrgica Besser

Paineis canaletados organizam a área de trabalho (créditos: thebudgetdecorator.com)

Use o painel canaletado com caixas e cestos (para esconder a desorganização), prateleiras para apoiar livros e suportes para pendurar coisas (experimente diferentes ganchos para diferentes funções).

Mais uma vez, a possibilidade de alterar a organização do espaço de acordo com as necessidades se torna um grande aliado.

Como organizar sua garagem (e suas ferramentas) com painel canaletado

Garagem própria pode ter mais utilidades além da de guardar o carro.

Inclusive, é um bom lugar para guardar ferramentas, escadas, materiais de trabalho… Itens “pesados”, chatos de guardar mas que são necessários.

Justamente por serem ruins de armazenar, sempre acabam jogados em qualquer lugar e, na hora em que realmente são necessitados, levam horas até serem encontrados.

Painel canaletado: use para organizar a garagem! | Metalúrgica Besser

Tenha suas ferramentas sempre à mão com o painel canaletado! (créditos: commonfloor.com; abeautifulmess.com)

Para evitar a dor de cabeça, um espaço específico para guardar as ferramentas e tê-las à mão sempre é ideal.

Ao invés de caixas de ferramentas (que muitas vezes acabam mais bagunçando do que organizando), escolha a parede canaletada.

Ela cumpre bem a função organizadora justamente por não demandar espaço horizontal, de circulação. E mantém os itens organizados, visualmente acessíveis e sem atrapalhar.

Só dica boa, né?! 😉

Ferragens para reforma: peça já as suas

A Metalúrgica Besser é especializada, desde 1992, na fabricação de ferragens e acessórios para construção civil e residencial.

Se você se interessou por alguma de nossas ferragens, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Gostou do artigo? Tem uma nova dica, ou dúvida? Escreva para: [email protected]