Prateleiras para cozinha: inspiração para organizar sua casa

Prateleiras para cozinha são uma solução eficiente se você precisa organizar melhor esse espaço da sua casa.

Afinal, este não é o cômodo mais fácil de se estruturar: ou realizamos uma obra para instalar armários, ou ficamos com pouco espaço para guardar mantimentos e utensílios — e justamente no lugar da casa em que isso é fundamental!

É aí que entram as prateleiras, como uma alternativa bastante prática pros mais variados estilos de casa. Quer ver?!

Por que instalar prateleiras na cozinha?

Esta é uma solução barata de organização e também muito fácil e rápida: só são precisos um pedaço de madeira e alguns suportes de prateleira.

E ela resolve dois grandes problemas de moradia muito comuns:

  • cozinhas pequenas
  • casa ou apartamento alugado

Veja por quê!

Cozinhas pequenas

Como falamos na postagem sobre prateleiras para banheiro, elas aproveitam um espaço vertical que muitas vezes é ignorado, aumentando a área possível para armazenamento.

Além disso, é interessante que um espaço pequeno esteja o mais aberto possível para que pareça maior.

Isto é, enquanto armários fecham o ambiente, fazendo com que pareça mais estreito e cheio, prateleiras o deixam mais arejado e fluido.

Cozinha pequena com prateleiras

(créditos: apartmenttherapy.com)

A imagem acima mostra como funciona essa estratégia:

Essa cozinha pode até parecer grande, mas, observando atentamente sua área, vemos que não é muito.

A sensação de que o espaço é maior se dá justamente pela área livre que as prateleiras deixaram (se essa parede fosse fechada por armários, o resultado seria muito pesado).

Casa ou apartamento alugado

Quem aluga geralmente tem mais dor de cabeça para organizar a cozinha, principalmente se ela não tiver um bom projeto e / ou planta.

Como nesses casos geralmente uma obra é impossível, as prateleiras são uma boa saída porque são fáceis de instalar e de remover (consulte seu locatário antes de furar paredes de azulejos).

Cozinha com prateleiras ao invés de armários

Imagine essa cozinha com armários ao invés das prateleiras. Ela pareceria menor(crédito: jenloveskev.com)

Inspiração: Prateleiras para Cozinha

Outro ponto positivo das prateleiras para cozinha é que elas são versáteis e funcionam para diferentes estilos de decoração: industrial, clean, colorida, rústica…

Trouxemos algumas inspirações para diferentes estilos de cozinhas pensando nos tipos de prateleiras existentes, separadas de acordo com os seus suportes:

Prateleira com Mão Francesa

Esse modelo é o que tem sua instalação mais rápida.

Tudo o que você precisa é prender as Mãos Francesas na parede com a ajuda de uma furadeira e pronto: em uma tarde tudo está resolvido!

Tem quem não curte muito a mão francesa visível, mas ela é um ótimo recurso para dar mais personalidade para a sua casa, olha só:

(créditos: hgtv.com e wearethebrauns.com)

Nessas cozinhas, as mãos francesas contrastam totalmente com a cor da parede. O resultado ficou ótimo (para pintar mão francesas, siga o nosso tutorial de como pintar ferro com tinta spray)!

Outra sugestão é combinar a cor das mãos francesas com a da prateleira e contrastá-la com a da parede. O resultado fica bastante interessante também!

Prateleiras para cozinha

(créditos: decomagz.com e rainonatinroof.com)

Agora, se você vai optar pela mão francesa apenas por sua praticidade de instalação, mas quer escondê-la o máximo possível, camufle-a com a parede.

Para isso, pinte o suporte da mesma cor da parede (aprenda como aqui!) e terá um resultado mais minimalista.

Prateleira Invisível

Prateleira flutuante na cozinha

(créditos: biggerthanthethreeofus.com)

Também chamada de Prateleira Flutuante, é aquele modelo que parece estar flutuando na parede (mas, na verdade, está preso por um Suporte Invisível de Prateleira).

Sua instalação é um pouco mais demorada, mas não é muito difícil (se não se sentir à vontade para fazer sozinho, peça ajuda de uma mão-de-obra especializada!).

Ela costuma ser a escolha de quem procura um resultado mais limpo e organizado. Olha só:

Prateleira invisível de madeira na cozinha

(créditos: limaonagua.com.br e juliarobbs.com)

Uma das maneiras mais comuns de usar essa ideia é com superfícies de madeira. A escolha desse material pode trazer uma sensação mais rústica (para isso, opte pela madeira de tom médio, como as de demolição) ou mais clean (vá com as madeiras claras, como a pinus).

Prateleiras para cozinha

(créditos: homebunch.com e kirstenfrancisphoto.com)

Mas também é possível usar cores, como o preto e branco, criando um ambiente mais moderno e urbano.

Escolha o seu favorito e mão à obra!

Depois de mostrar todas essas inspirações, esperamos ter conseguido confirmar que prateleiras para cozinha são uma verdadeira mão na roda no quesito organização e decoração.

Agora acabaram as desculpas para você não organizar sua cozinha pra valer! Aproveita e conta pra gente nos comentários: que outros temas gostaria de ver aqui no Blog?

(imagem que abre o post via abeautifulmess.com)

Ferragens para reforma: peça já as suas

A Metalúrgica Besser é especializada, desde 1992, na fabricação de ferragens e acessórios para construção civil e residencial.

Se você se interessou por alguma de nossas ferragens, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Gostou do artigo? Tem uma nova dica, ou dúvida? Escreva para: [email protected]