Prateleiras: decorando a sua casa com estilo

Sabe quando a decoração da casa enjoa e parece não transmitir a sua personalidade? Você definitivamente não é o único que tem este sentimento!

Assim como a nossa forma de se vestir muda com o passar dos anos, e aquelas roupas já não se adequam mais ao nosso estilo, a decor da casa também merece passar por uma transformação.

Apesar do desejo de mudança, sabemos que grandes adaptações na decoração não são baratinhas, e nem sempre estamos com dinheiro sobrando para investir. Mas não é por isso que você deve desanimar! Com pequenos ajustes, é possível criar ambientes totalmente diferentes que deixarão sua casa com cara de nova.

A dica que viemos trazer hoje é de decoração com prateleiras. As prateleiras são versáteis, multifuncionais e transitam por todos os ambientes da casa. Com elas é possível repaginar sala, quartos, cozinha e até mesmo o banheiro, prestando atenção basicamente ao material usado e à correta instalação para evitar acidentes.

 

Prateleiras: um mundo de possibilidades

Foi-se o tempo em que as prateleiras se limitavam a armazenar livros de forma chata e sem graça. Hoje, em diversos materiais, cores e formatos, elas dão bossa à decoração e conversam com os mais variados estilos de ambiente.

Além da diversidade de modelos, há prateleiras para todos os bolsos: o preço pode variar com o material e o tamanho. Uma boa dica é dar aquela pesquisadinha básica antes de comprar a sua (quem sabe a diferença não dá margem pra mais um up na sua decoração?)!

Então vamos a elas!

 

Quarto de adulto

As prateleiras podem ser uma excelente opção para renovar o seu quarto. Sabe aquela vontade de ter os seus livros preferidos bem pertinho da sua cama, sempre ao seu alcance? As prateleiras laterais são ótimas para apoiar objetos que precisam estar sempre à mão.

Se a sua intenção for apenas dar um ar mais sofisticado ao quarto, instale uma prateleira da largura da cama, no lugar da cabeceira. A dica é apoiar sobre ela uma composição de quadros bem bonita, com imagens, claro, que conversem entre si.

Uma dica para manter a proposta moderna desta prateleira é a instalação com suportes invisíveis. O grande diferencial deste suporte é seu modo de utilização. Ao invés de sustentar o objeto por baixo, ele é embutido dentro da madeira, dando a impressão de que nada o está sustentando.

 

Quarto infantil

Para os quartos infantis, a grande aposta é brincar com os diferentes formatos e cores de prateleiras encontrados no mercado. Além das tradicionais retas, é possível encontrar nichos redondos, quadrados e triangulares.

Além de serem práticas para organizar brinquedos e livrinhos, as prateleiras podem criar um ar lúdico. Se posicionadas ao alcance das crianças, estimulam desde cedo a independência para pegar e guardar todos os objetos que desejam. Utilize também os suportes invisíveis para manter o acabamento.

 

Sala

Duas formas bastante atuais de dispor as prateleiras na sala são em composições e fixada à parede.

As prateleiras em madeira mais robusta, com espessura maior, dão um ar sofisticado ao espaço comum da casa. Neste ambientes, os nichos também são uma boa pedida 😉

 

Cozinha

As prateleiras são as novas queridinhas na decór da cozinha, além de serem excelentes substitutas dos armários para a organização desses espaços.

Para ambientes menores, ajudam a trazer leveza à decoração, além de ampliar o espaço visualmente. Mas, atenção: nada de bagunça!

 

Banheiro

A função ‘organizadora’ das prateleiras no banheiro já é uma velha conhecida das casas – mas já pensou em usá-las como item de decoração?

Para este novo formato, nossa dica é dispor sobre elas, de forma organizada e descolada (!), toalhas em rolinhos, velas aromatizadas ou mesmo um vasinho com planta que não necessite de grande incidência de luz.

Fica mais ou menos assim:

Gostou das dicas? É sempre importante lembrar que, acima da beleza está a segurança, e para isso é necessário escolher o suporte correto para cada tipo de prateleira e para a carga que irá suportar.

A Metalúrgica Besser oferece variados tipos de mão francesa, e você pode entender como escolher e instalar o modelo ideal neste post.

 

Ferragens para reforma: peça já as suas

A Metalúrgica Besser é especializada, desde 1992, na fabricação de ferragens e acessórios para construção civil e residencial.

Se você se interessou por alguma de nossas ferragens, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Em caso de dúvidas sobre algum ponto do artigo, escreva para: [email protected]

Até a próxima!

(créditos: As imagens deste post podem ser encontradas em Google Imagens)